Rechercher dans ce blog

Thursday, April 15, 2021

Dança e exercício: você conhece o ballet funcional? - globoesporte.com

Ballet funcional: conheça alguns dos movimentos para fazer em casa

Ballet funcional: conheça alguns dos movimentos para fazer em casa

O sedentarismo é um mal que atinge cerca de metade da população mundial, aumentando a incidência de doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose, entre tantos outros malefícios. A melhor forma de combatê-lo, felizmente, está acessível para a maior parte dos indivíduos e pode ser iniciada agora mesmo: fazer atividade física.

Mas nem todo mundo gosta de frequentar uma academia ou praticar um esporte, não é mesmo? Neste caso, a boa notícia é que existem diversas outras alternativas para você se mexer e cuidar melhor da sua saúde.

Ballet funcional une posturas do ballet clássico, pilates, yoga e treinamento funcional — Foto: Arquivo Pessoal

Ballet funcional une posturas do ballet clássico, pilates, yoga e treinamento funcional — Foto: Arquivo Pessoal

Qualquer tipo de dança, por exemplo, da valsa ao forró, por gastar energia, pode ser considerada uma atividade física. Entre as modalidades de dança, o ballet clássico é uma das mais completas como exercício físico, porém oferece muitas restrições ligadas à idade de quem o pratica. Mas isso não quer dizer que você não possa unir dança e exercício em uma atividade divertida, gostosa e que só traz benefícios ao corpo e à mente.

Pensando nisso, a fisioterapeuta Fernanda Cavalcanti criou o ballet funcional. Diferente do ballet clássico, esta modalidade não tem restrições de idade e pode ser praticada por qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha vestido uma sapatilha.

- Uma das características do método é não ter muitas coreografias, o que torna mais fácil para qualquer pessoa poder acompanhar as aulas – explica.

De acordo com Fernanda, o ballet funcional une posturas do ballet clássico, pilates, yoga e treinamento funcional, resultando em um exercício completo, onde o corpo inteiro é trabalhado. Os benefícios físicos são vários: definição muscular, reabilitação de lesões, alto gasto calórico e perda de peso.

Além disso, também existem benefícios para a saúde mental.

- A atividade física constante libera vários hormônios que agem diretamente na nossa saúde emocional, aliviando e estresse, irritabilidade, garantindo mais disposição, atuando diretamente nos casos de depressão, controle da pressão arterial, diabetes e problemas cardíacos – afirma Fernanda.

E se o ballet funcional não é a sua praia, lembre-se: a principal medida contra o sedentarismo é mudar um hábito e começar a se mexer. Depois de sair da inércia, com o tempo, fica mais fácil entrar no ritmo da atividade – seja ela dança ou não!

Let's block ads! (Why?)


Dança e exercício: você conhece o ballet funcional? - globoesporte.com
Read More

No comments:

Post a Comment

Essa é a dieta que você deve seguir para emagrecer em 2023, segundo a ciência - Minha Vida

Estudo comparou cinco dietas diferentes e definiu qual é a mais eficaz para quem quer perder peso a longo prazo Perder peso ou ter um est...