A capsaicina é o composto bioativo responsável pela propriedade picante das pimentas. A sensação de “calor” que sentimos decorre do estímulo dos receptores de dor localizados na boca e sua potência é medida em SHUs (Scoville Heat Units) – por isso vemos essa sigla nos suplementos que contém capsaicina em sua composição. Muitos suplementos nutricionais agregam a capsaicina à lista de ingredientes devido a alguma de suas propriedades e benefícios:
+ Estudo indica que substância presente na pimenta e no gengibre aumenta desempenho nas corridas
+ Alimentos termogênicos aumentam o gasto calórico e têm ação antioxidante
Pimenta é fonte de capsaicina, componente que auxilia em dietas para perda de peso e na conquista de mais saúde e qualidade de vida — Foto: Istock Getty Images
- Termogênica, que auxiliaria na perda de peso;
- Aumento da queima de gordura, especialmente a abdominal;
- Diminuição do apetite;
- Antioxidante.
Apesar de existirem estudos atestando todas essas propriedades, não existe milagre. O aumento na taxa de metabolismo (consumo de oxigênio) proporcionado pela suplementação diária de capsaicina resulta num aumento do gasto calórico de aproximadamente 50 calorias por dia. O efeito é muito pequeno, ou seja, não podemos delegar nossa perda de peso apenas à suplementação com capsaicina.
Por outro lado, seus efeitos antioxidantes auxiliam no combate à inflamação crônica, o que pode contribuir para a diminuição do risco para doenças como câncer, derrame, doenças autoimune, doenças cardíacas etc. Dados de uma pesquisa bastante interessante chamada National Health and Nutritional Examination Survey (NHANES) associam o consumo de pimenta ao risco reduzido de morte precoce e os autores relacionam esse efeito ao alto poder antioxidante da capsaicina.
Com todos os benefícios associados, podemos perceber que a capsaicina é um componente bastante interessante para ser incluído no consumo diário para auxiliar em dietas para perda de peso e também para nos ajudar a conquistar mais saúde e qualidade de vida.
E para aqueles que se interessam em incluir ou aumentar o consumo de pimenta no dia-a-dia, mas não toleram a picância, saibam que a sensação de queimação diminui com o consumo mais frequente, pois os receptores de dor se adaptam gradativamente. Se ainda assim não tolerarem pimenta de jeito nenhum, existem os suplementos em cápsula.
Referência:
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do GE / EuAtleta.com.
Efeitos da capsaicina da pimenta na saúde e no emagrecimento - globoesporte.com
Read More
No comments:
Post a Comment