Rechercher dans ce blog

Wednesday, April 14, 2021

Maioria dos brasileiros vê piora em saúde mental na pandemia, diz pesquisa - Valor Econômico

Uma pesquisa da Ipsos para o Fórum Econômico Mundial com 30 países divulgada nesta quarta-feira mostra que o Brasil é o quinto país onde os entrevistados mais sentiram uma piora na saúde mental no último ano, desde o início da pandemia de covid-19, portanto.

Segundo o levantamento, 53% dos entrevistados no país afirmaram que sua saúde mental mudou para pior desde março do ano passado. Do total de brasileiros entrevistados, 18% acreditam que sua saúde mental piorou muito no período, e 35% afirmam que piorou apenas um pouco.

Com isso, o país ocupa ainda a segunda colocação entre as nações em que o estado emocional dos seus cidadãos piorou muito em um ano, segundo a avaliação dos próprios. À frente do Brasil nesse ranking indesejável, estão apenas Turquia e Hungria, empatadas com 21% cada.

Entre os que sentiram alguma piora – somando os que viram piorar “muito” e “pouco” –, a liderança está também com a Turquia (61%), aí seguida por Chile (56%), Hungria (56%) e Itália (54%).

Na China, que sentiu os efeitos da pandemia antes do resto do mundo, 48% declararam ter sentido melhora na sua saúde mental no período – sendo que 40% disseram que a melhora foi muito grande – e apenas 21% notaram alguma piora, apenas 4% avaliando que essa perda foi elevada. Nunca é demais lembrar que a China não é exatamente um modelo de país democrático, com liberdade total de manifestação dos indivíduos.

Considerando as respostas de todos os entrevistados da pesquisa global, 45% declararam que a saúde mental piorou desde o início da pandemia, 16% acham que melhorou e 39% creem que continua igual.

Mesmo em relação ao começo deste ano, a saúde mental do brasileiro foi sentida como pior por 33% dos entrevistados, em outro item da sondagem, sendo que 11% avaliam que piorou muito. Nesse intervalo de tempo, o Brasil fica na sétima posição entre os países que notaram uma piora.

Na média global, 27% acreditam que sua saúde mental piorou nos primeiros meses do ano, 51% acham que está igual e 23% dizem que houve uma melhora.

A pesquisa foi realizada pela internet com 21.011 entrevistados, sendo mil brasileiros, com idades entre 16 e 74 anos, em 30 países. Os dados foram colhidos de 19 de fevereiro a 5 de março de 2021 e a margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Let's block ads! (Why?)


Maioria dos brasileiros vê piora em saúde mental na pandemia, diz pesquisa - Valor Econômico
Read More

No comments:

Post a Comment

Essa é a dieta que você deve seguir para emagrecer em 2023, segundo a ciência - Minha Vida

Estudo comparou cinco dietas diferentes e definiu qual é a mais eficaz para quem quer perder peso a longo prazo Perder peso ou ter um est...