Duas operadoras de saúde foram notificadas extrajudicialmente pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) por denúncias de que estariam pressionando médicos para indicar tratamento precoce contra a Covid-19, inclusive com o envio de "kits Covid" antes mesmo do diagnóstico positivo para o coronavírus.
O Idec quer saber o motivo de as empresas Prevent Senior e Hapvida indicarem o uso de cloroquina e outros medicamentos comprovadamente ineficazes contra a doença. Segundo a entidade, as duas operadoras contrariam as recomendações de órgãos nacionais e internacionais e pressionam médicos a aplicarem o chamado tratamento precoce, colocando em risco a saúde e a segurança dos consumidores.
As operadoras terão 15 dias para responder aos questionamentos.
O instituto defende ainda que as empresas sejam submetidas aos mesmos requisitos que recaem sobre a administração pública no que se refere aos critérios científicos e técnicos, por um lado, e aos princípios constitucionais da precaução e prevenção, por outro.
O Idec pede que as empresas revejam imediatamente seus protocolos internos, interrompam o envio de medicamentos sem eficácia comprovada aos usuários, cessem a pressão sobre médicos e prestem esclarecimentos aos consumidores sobre os riscos por todos os meios disponíveis, inclusive jornais de grande circulação do país.
Respostas das empresas
Procurada, a Prevent Senior informou que os médicos têm total autonomia para adotar ou prescrever terapias ou medicamentos que julguem os mais adequados para cada paciente. "A empresa reitera que respeita a soberania médica e que todos os tratamentos são de inteira autonomia do profissional, decididos em comum acordo com os pacientes", informou a empresa, em nota.
A operadora acrescentou que está apurando as exigências estabelecidas na notificação do Idec. "A empresa se compromete a tomar a devidas providências, caso sejam cabíveis", finaliza a nota.
Também procurada, a Hapvida não se manifestou sobre a notificação.
Operadoras de saúde são notificadas por indicarem tratamento precoce contra Covid - Jornal Extra
Read More
No comments:
Post a Comment