UOL - O que a indústria da saúde aprendeu com a pandemia e o que precisa mudar?
Fernando Torelly - Pela primeira vez na minha experiência na gestão de saúde, saímos do comando. Sempre tivemos o controle da operação, planejávamos quantos pacientes iríamos atender. Surge, então, um vírus novo para o qual não sabíamos qual o tratamento adequado, se havia medicação ou não e quantos pacientes iríamos receber no dia seguinte.
Os aprendizados são muitos, passam pelo uso da informação, da tecnologia, das políticas de comunicação interna, o achatamento dos níveis hierárquicos, a necessidade de ser eficiente porque não se sabe o que vai acontecer no mês que vem.
Tudo serviu de grande aprendizado para a sociedade para não voltarmos a viver o que vivíamos antes da pandemia, que era o pronto-socorro superlotado, filas de espera para as cirurgias, filas para consultas especializadas.
Como brasileiros, precisamos revolucionar o sistema de saúde, até em respeito aos mais de 600 mil mortos dessa pandemia.
E como foi o processo de ajuda entre os hospitais?
Aprendemos a ser mais eficientes, mais resilientes e a trabalhar de forma colaborativa com os outros hospitais.
Acredito que aprendemos a ter orgulho dos nossos concorrentes porque víamos os outros fazendo atividades de apoio ao SUS. Formamos um exército do bem para enfrentar um vírus desconhecido, e esse aprendizado, esse legado, continua nas nossas organizações.
HCor UOL Líderes: Todos Vão Precisar Do SUS Um Dia - UOL Economia
Read More
No comments:
Post a Comment