As mãos inchadas de Charles 3º, proclamado rei da Inglaterra em cerimônia ontem (10), têm chamado a atenção nas redes sociais —veja fotos abaixo. Não é a primeira vez que a saúde do monarca desperta curiosidade: antes, o foco foi a pele avermelhada, devido à rosácea.
Os comentários sobre os inchaços nas mãos não são recentes. Em maio deste ano, as buscas na internet pelos dedos do então príncipe de Gales já tinham se popularizado.
Desde 1982, no entanto, existem registros da condição, inclusive comentada pelo próprio rei. Na biografia Prince Charles, The Man Who Will Be King (2018), o autor Howard Hodgson cita trecho de uma carta que o monarca teria enviado a um amigo após o nascimento do príncipe William. "Eu não posso dizer o quão animado e orgulhoso estou. Ele tem 'dedos de salsicha' como os meus", relata o livro.
Até o momento, a família real não indicou nenhum motivo de saúde para o inchaço de Charles 3º. No entanto, a retenção de líquido é uma condição comum e está relacionada tanto a hábitos simples, como também pode ser alerta para doenças mais graves.
Ela acontece quando há um acúmulo de água em excesso nos tecidos do organismo, provocando o inchaço em áreas específicas ou mesmo no corpo todo. O problema ocorre quando um ou mais fatores afetam os mecanismos que mantêm o equilíbrio de água dentro e fora das células, fazendo com que ela fique acumulada no espaço extracelular.
Veja abaixo nove fatores que podem inchar os dedos:
Excesso de sal
O sal é o grande vilão da retenção de líquidos por ser rico em sódio, substância que atrai e segura a água no organismo. Para se ter ideia, para cada nove gramas ingeridos, um litro de água é retido no corpo, sendo que o inchaço (ou edema) torna-se visível quando o excesso ultrapassa três litros.
Esse é um dos motivos pelos quais a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo de apenas cinco gramas de sal por dia.
Altas temperaturas
Temperaturas elevadas causam a vasodilatação, o que altera a pressão capilar (dos pequenos vasos) e possibilita a liberação de líquidos para os tecidos, resultando em pernas e mãos inchadas principalmente no final do dia.
Medicamentos
Alguns medicamentos podem ter a retenção de líquidos como efeito colateral. É o caso de alguns anti-hipertensivos, anti-inflamatórios e dos corticoides.
Nesses casos, se o paciente estiver sofrendo muito com o incômodo, deverá conversar com o médico para avaliar se é necessário substituir o medicamento ou associar outra substância para reduzir o efeito colateral.
Álcool
O consumo de bebidas alcoólicas aumenta os níveis de glicose e, consequentemente, de insulina —hormônio que capta o açúcar do sangue e provoca maior retenção de líquidos no corpo.
Fora que as bebidas alcoólicas estimulam a comer petiscos que muitas vezes são carregados no sal como embutidos, queijos e salgadinhos.
Sedentarismo
Os exercícios físicos ativam a circulação sanguínea e contribuem para diminuir a glicemia e os níveis de insulina, que também geram a retenção de líquidos. Daí a importância de praticar atividade física todos os dias.
Falta de vitamina
Apesar de uma situação rara nos grandes centros, o inchaço também pode estar relacionado à deficiência de vitamina B1 ou tiamina, uma vez que a falta desse nutriente gera uma espécie de insuficiência cardíaca.
O médico pode suplementar a vitamina B1 ou mesmo orientar o paciente a consumir alimentos fontes do nutriente como leguminosas, cereais integrais, castanha-do-Pará, amendoim, carne de porco e sementes de girassol.
Diabetes
Pacientes com a condição podem apresentar edemas quando já sofrem com uma doença renal crônica. Para se ter ideia, o diabetes é segunda causa desse problema no Brasil, uma vez que agride os rins quando não controlado.
O organismo passa a perder proteína pela urina, diminuindo a pressão oncótica (pressão gerada pelas proteínas) dos vasos sanguíneos, o que leva ao extravasamento de líquido.
Artrite
A função do seu sistema imunitário é proteger o corpo de invasores estranhos como vírus e bactérias. Mas pode acontecer de ele atuar de forma equivocada, o que o faz atacar as células saudáveis do seu corpo. É isso o que acontece nas doenças autoimunes, como a artrite reumatoide.
Nesse caso, a hiperatividade desse sistema provoca uma inflamação que acomete principalmente as articulações, mas pode afetar outras áreas do organismo.
Mais doenças
Enquanto a retenção de líquidos relacionada ao estilo de vida (consumo de sal em excesso, sedentarismo, obesidade) responde bem quando mudamos nossos hábitos, quando o problema está relacionado a doenças, o paciente não percebe melhoras mesmo fazendo mudanças ou adaptações no estilo de vida. Nesses casos, o médico deverá investigar a existência de quadros mais graves como:
- Doenças renais, como síndrome nefrótica, glomerulonefrite aguda, insuficiência renal crônica;
- Doenças graves no fígado, como cirrose hepática;
- Distúrbio no coração, como insuficiência cardíaca;
- Disfunção nos vasos linfáticos, como linfedema;
- Disfunção na glândula tireoide, como hipotireoidismo.
*Com informações de reportagens publicadas em 21/04/20 e 23/03/22.
Instale o app de VivaBem em seu celular
Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!
Sal, álcool, calor: o que causa inchaço nos dedos, igual aos de Charles 3º? - VivaBem
Read More
No comments:
Post a Comment