Rechercher dans ce blog

Tuesday, October 18, 2022

Um olhar amplo e profundo sobre a menopausa - e seus desdobramentos - Marie Claire Brasil

O que acontece com o corpo durante a menopausa? Entenda as diferentes ramificações da menopausa os sintomas, bem-estar até na rotina de beleza (Foto: Reprodução/Instagram @roxmod)

As mudanças do corpo durante a menopausa (Foto: Reprodução/Instagram @roxmod)

A menopausa é o fim do ciclo reprodutivo da mulher. A definição é simples, mas o significado vai muito além. E pode representar um recomeço promissor. Um período de descobertas, de um olhar novo sobre o que já se viveu. E, sobretudo, de dar uma atenção maior para a saúde. Afinal de contas, a menopausa acontece, em média, na metade da vida.
Sendo assim, reunimos um material potente sobre como cuidar do corpo e da mente para viver este período de transição da maneira mais produtiva, saudável e segura.

Principais sintomas

Sentir-se de bem com a vida é essencial em qualquer fase, e na menopausa não é diferente.  Porém, segundo o Guia da Menopausa, elaborado pela Associação Brasileira do Climatério (SOBRAC) em parceria com a Sociedade Americana de Menopausa (AMS), cerca de 43% das mulheres se queixam de falta de energia, oscilações de humor e ansiedade durante a transição e nos dois primeiros anos.

Além desses sintomas, grande parte percebe diminuição da libido, secura vaginal e perda da firmeza da pele. Não à toa, a chegada à menopausa já foi motivo de tristeza e desânimo para muitas mulheres. “Hoje elas querem empoderar sua maturidade e elevar sua autoestima, não só em relação à aparência, mas também no aspecto mental e sexual”, conta a ginecologista Viviane Monteiro.

O bem-estar e a qualidade de vida

Livro sobre saúde feminina dá dicas de bem-estar e estilo de vida pós-menopausa, com orientações principalmente sobre como manter um estilo saudável, o livro “40+ — Saúde Feminina” reúne dicas de bem-estar para mulheres com 40 anos ou mais, com foco no pós-menopausa.

Para Marie Claire, as especialistas fizeram um pequeno guia para acabar com os processos inflamatórios do corpo, como: Incluir alguns suplementos, como a glutamina,vitaminas A, C, D, B5 e minerais, como silício, zinco, ômega 3, que ajudam a restaurar a saúde intestinal.

Uma rotina de bem-estar pode diminuir os efeitos?

As alterações hormonais provocadas pela menopausa podem causar diversos efeitos no organismo, que afetam desde a pele até o humor e o sono. Manter uma rotina de bem-estar ajuda a diminuir os efeitos da menopausa.

“Uma dica importantíssima é aumentar o consumo de gorduras boas como abacate, amêndoas, castanhas e todas as oleaginosas, e de minerais, como zinco, que estão diretamente ligadas a síntese de hormônios como a testosterona”, Pedro Andrade, um dos pioneiros da medicina de precisão no Brasil.

A saúde da pele

Proteína responsável por unir as células, o colágeno sustenta as fibras e dá força aos músculos. E é lá pelos 25, 30 anos que a gente começa a perdê-lo, a falta de colágeno também provoca alto grau de desidratação na pele, falta de lubrificação vaginal e diminuição da capacidade antioxidante. Durante a perimenopausa, essa degradação anual se intensifica, causando sinais mais visíveis de envelhecimento.

“A epiderme, camada mais superficial da pele, funciona como uma parede. O queratinócito, célula que compõe a epiderme, é o ‘tijolo’, e os lipídios, o ‘cimento’. Quando o corpo reduz a produção do ‘cimento’ que veda a parede, ele perde água e a pele fica mais exposta à entrada de toxinas”, explica a farmacêutica bioquímica Fernanda Chauvin.
 

É possível engravidar naturalmente na menopausa?

A resposta é não. De forma natural, não é possível que isso aconteça, já que não existem mais óvulos no organismo para serem fecundados. “O fim da menstruação acontece quando o sistema reprodutivo feminino entra em falência ovariana, ou seja, quando não existem óvulos vivos no ovário”, explica a ginecologista e obstetra Leticia Piccolo.
 

Tratamentos hormonais podem interferir na fertilidade?

Reposição hormonal pode aumentar as chances de gravidez, mesmo na menopausa. Desde que Claudia Raia anunciou sua terceira gravidez, seu nome não sai dos noticiários e redes sociais. Aos 55 anos, a gestação foi anunciada com surpresa, levantou muitos questionamentos justamente porque Cláudia Raia já havia declarado que, desde 2019, estava na menopausa, período que marca, em tese, o fim da idade reprodutiva.

A atriz e bailarina contou que começou  tratamento hormonal, com estrogênio, para preparar o corpo para uma fertilização in vitro no final de 2021. “A menopausa não é uma situação reversível. Porém, em alguns casos, é possível que a gravidez seja viabilizada, se ainda houver óvulos nos ovários, mesmo que em pouca quantidade”, diz o ginecologista Welington Balla.

Uma nova fase

Quando se fala em menopausa, as primeiras coisas que vêm à mente são os calores, a perda de libido e o ressecamento vaginal – sintomas reais das alterações hormonais vividas. Mas algumas mulheres têm olhado positivamente para outros pontos que também são parte do fenômeno: o fim da menstruação (e tudo que vem com ela) e da possibilidade de engravidar.

A libertação, para algumas, tem a ver com o fim dos incômodos menstruais e de outras obrigações impostas pela sociedade às mulheres. “Ressignifiquei a menopausa em mim. Descobri que precisava de roupas leves e que não me machucassem. E abandonei as horríveis sessões de depilação”, enumera a pedagoga Silvana Rodrigues de Morais, 56 anos.
 

Adblock test (Why?)


Um olhar amplo e profundo sobre a menopausa - e seus desdobramentos - Marie Claire Brasil
Read More

No comments:

Post a Comment

Essa é a dieta que você deve seguir para emagrecer em 2023, segundo a ciência - Minha Vida

Estudo comparou cinco dietas diferentes e definiu qual é a mais eficaz para quem quer perder peso a longo prazo Perder peso ou ter um est...