Alguns alimentos populares do cotidiano podem estar te ajudando e você nem sequer tem ideia de como. O foco hoje é a memória, afinal muitos ingredientes que estão em nossos pratos podem ajudar a mantê-la em pleno funcionamento.
Veja também: O sapoti é a ‘fruta do cérebro’ que você precisa conhecer urgentemente!
Ao incluir esses alimentos no seu dia a dia, além de colher benefícios para outras partes do corpo, você vai ter um futuro mais distante de possíveis doenças relacionadas ao sistema cognitivo.
Quais são os principais alimentos que fazem bem à mente?
Dentre os exemplos de comidas que fazem bem para a memória estão:
- Salmão
- Ovo
- Leite
- Nozes
- Suco de uva
- Brócolis
- Azeite de oliva
- Chocolate Amargo
- Tomate
Agora, vejamos a explicação deles atuarem deste jeito e estarem nesta listagem.
Quais são os nutrientes desses alimentos?
- Salmão: Rico em Ômega 3, em Vitamina D e alta Quantidade de Vitamina B. O Ômega 3 ajuda na constituição e fluidez das membranas cerebrais, tal ação está relacionada com a saúde da memória e do cérebro. Evita problemas ligados ao sistema nervoso central.
- Ovo: Rico em vitamina B12. O ovo é uma das proteínas mais completas e acessíveis. É um alimento fonte de colina, vitamina do complexo B que atua na cognição, diretamente na formação de hipocampo e no fechamento do tubo neural. Também possui os aminoácidos e traz consigo ferro, cálcio, fósforo, Vitamina A,D.
- Leite: Libera o triptofano, que é um aminoácido que melhora a capacidade cognitiva. O leite é considerado uma das melhores fontes de cálcio. Vitamina B12, Vitamina A, tiamina, Vitamina B6 e minerais como fósforo, potássio, zinco e magnésio também estão em sua estrutura nutritiva.
- Nozes: Rico em Vitamina E e ômega 3. Atrasa o processo de envelhecimento das nossas células, consequentemente faz com que o esquecimento seja jogado de lado.
- Suco de Uva: Vitamina B, quantias consideráveis de Vitamina A, C, E e K. Ele é importante para a memória por ter proteínas que ajudam nas conexões neurais e melhoram a capacidade cognitiva. Foi descoberto que os antioxidantes na uva e em sua casca reforçam a atividade cerebral. Detalhe: isso vale quando ela está na sua forma integral.
- Chocolate Amargo: Graças aos antioxidantes flavonoides há um aumento no fluxo sanguíneo na região cerebral responsável pela memória. Sobre os nutrientes, é fonte de magnésio, cobre, ferro e manganês, potássio, zinco e selênio.
- Azeite de oliva: A substância oleocantal, presente no azeite de oliva, ajuda a reduzir o risco de Alzheimer no futuro. Dentre os nutrientes: ômega 9, vitamina E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio, aminoácido.
- Tomate: Presente no tomate, a fisetina ajuda a deixar as células do sistema nervoso mais resistentes, atua no combate ao envelhecimento e contribui na capacidade cognitiva. Nutrientes são: Vitaminas A, B e C, fósforo, potássio, cálcio e magnésio.
- Brócolis: Rico em ácido fólico, ajudam a reduzir o esquecimento e as células cerebrais.
Tem esquecido as coisas? Estes 9 alimentos vão turbinar sua memória - Edital Concursos Brasil
Read More
No comments:
Post a Comment