Rechercher dans ce blog

Sunday, June 20, 2021

Com o aumento de casos de doenças respiratórias, saiba o que fazer para evitar as crises alérgicas e combater os ácaros - Extra

Espirros, tosses, coceira no nariz, olhos lacrimejando e inchaço na pálpebra são alguns sintomas das alergias respiratórias Foto: Pixabay

Espirros, tosses, coceira no nariz, olhos lacrimejando, inchaço na pálpebra. Esses são alguns sintomas das alergias respiratórias, muito comuns no período mais frio do ano. Quem permanece em isolamento ou quem já está saindo de casa, é preciso tomar alguns cuidados para não desencadear uma crise alérgica.

Os ácaros são os principais causadores da alergia respiratória. Estes bichinhos microscópicos ficam escondidos principalmente em camas, travesseiros e roupas, pois eles se alimentam de restos de pele humana e de sobras de alimentos. Por isso, é importante manter uma rotina de limpeza — da forma correta — principalmente neste período mais frio, em que as famílias tendem a deixar a casa mais fechada que o habitual.

— Enquanto dormimos, nós perdemos aproximadamente 1g de pele por noite. Então o colchão, travesseiro e a roupa de cama são altamente contaminados com ácaro. Por isso indicamos as capas impermeáveis — explica Maria Cândida Rizzo, coordenadora do departamento científico de Rinite da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (SBAI).

Segundo a médica, os ácaros são os principais agentes capazes de promover uma sensibilização alérgica e levar a quadros respiratórios como rinite e asma. Mas outros vilões são os pelos de animais domésticos e o pólen. Este último, na região Sul do país, onde o clima é mais temperado, semelhante ao da Europa.

— Pacientes que têm alergia ao pelo de animais domésticos começam a apresentar sintomas de alergia nos primeiros 15 minutos de contato com o ambiente onde estão os bichinhos. Já no caso dos ácaros, a reação só aparece quando a superfície onde ele está é movimentada — explica Rizzo.

Para quem vai sair de casa nestes dias em que a temperatura caiu, a dica é lavar os casacos antes de usá-los. Isto porque, enquanto ficaram guardados no armário, foram acumulando poeira e, consequentemente, ácaro.

Covid não é única ameaça

Neste período de frio, outro fator que preocupa especialistas é a transmissão de vírus respiratórios — como o coronavírus, influenza e outros. Por isso, é importante que os adultos tomem a vacina contra a gripe (no SUS, ela é distribuída para grupos como gestantes, professores, profissionais de segurança e idosos) e também contra a Covid-19. Já as crianças — de 6 meses a 6 anos — podem tomar a vacina da gripe no posto de saúde.

— Em dias de temperaturas baixas, ficamos mais tempo em ambientes pouco ventilados, o que facilita também a propagação de infecções respiratórias, como gripes e resfriados — explica Patrícia Rezende, pediatra do Grupo Prontobaby.

Outras medidas que podem ajudar a evitar a propagação de vírus respiratórios é o uso de máscaras faciais e a higienização frequente das mãos. Uma infecção respiratória deixa as vias aéreas ainda mais irritadas, aumentando consideravelmente a chance de desenvolver simultaneamente a doença a uma crise alérgica, quadros de rinite ou asma.

Ainda de acordo com os médicos, outro fator irritante para as vias respiratórias é a poluição do ar, que tende a aumentar com a reabertura das cidades.

— É muito importante que as pessoas com alergia não deixem de fazer seus tratamentos, mesmo na pandemia — finaliza Rizzo.

Adblock test (Why?)


Com o aumento de casos de doenças respiratórias, saiba o que fazer para evitar as crises alérgicas e combater os ácaros - Extra
Read More

No comments:

Post a Comment

Essa é a dieta que você deve seguir para emagrecer em 2023, segundo a ciência - Minha Vida

Estudo comparou cinco dietas diferentes e definiu qual é a mais eficaz para quem quer perder peso a longo prazo Perder peso ou ter um est...