As preocupações com a saúde é algo que toda pessoa precisa ter. Sendo assim, sempre que uma novidade aparece e oferece para a população a possibilidade de reconhecer uma doença com antecedência, é importante ficar atento.
Recentemente, pesquisas apontam sobre a possibilidade de conseguir reconhecer uma maior probabilidade de ter uma doença bastante temida através do tipo sanguíneo da pessoa. Entenda melhor a seguir.
Probabilidade de AVC
Um novo estudo está sendo realizado pela faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, localizada nos Estados Unidos. Dessa maneira, foi revelado que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece com mais frequência em pessoas com um determinado tipo de sangue.
Dessa maneira, de acordo com a novidade, pessoas que possuem o Tipo A apontam uma probabilidade maior de acabarem sofrendo da doença antes mesmo dos 60 anos.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de avaliarem 48 estudos sobre genética relacionado ao AVC Isquêmico, ou seja, aquele causado pelo bloqueio do fluxo sanguíneo para o cérebro.
Ao todo foram 17 mil pacientes com AVC incluídos nos dados e outros 600 mil controles saudáveis, ou seja, que nunca sofreram com o problema.
Saiba mais: Estas doenças APROVAM o pagamento mensal de benefícios no INSS; confira!
Sugestões para você
Como funciona a pesquisa?
Para conseguir chegar aos resultados, os pesquisadores passaram a analisar todos os cromossomos coletados para conseguir identificar uma variante genética que estivesse associada a esse tipo de doença. Nisso. Foi possível encontrar uma ligação entre o AVC precoce e uma área específica dos cromossomos que indicam o tipo sanguíneo.
Dessa maneira, os resultados apontaram que as pessoas que possuem sangue do Tipo A tinham um risco de 16% maior de passar por um AVC precoce. Em contrapartida, pessoas com sangue do Tipo O possuem um risco 12% menor de ter esse problema.
De acordo com um dos pesquisadores do grupo, ainda não se sabe o motivo dessas pessoas terem uma maior inclinação a sofrerem com a doença de maneira precoce. Porém, eles acreditam que pode estar ligado com a questão da coagulação do sangue bem como as plaquetas.
Foi entendido também que as causas apontadas para AVC tardios e precoces foram diferentes. Enquanto no primeiro caso a doença costuma ocorrer por conta de acúmulo de gordura nas artérias do coração, das pessoas mais jovens o problema está relacionado a algum tipo de formação de coágulos.
Além desse risco, as pessoas com sangue desse tipo possuem ainda uma probabilidade maior de ter coágulos sanguíneos nas pernas, também conhecido com trombose venosa.
Mesmo com os resultados, os cientistas explicam que o risco foi modesto quando comparado com os demais valores. Por esse motivo, não é necessário ter uma preocupação tão grande.
Veja também: Veja como SOLICITAR o auxílio-doença sem precisar passar pela perícia; procedimento on-line!
Cuidado! AVC precoce pode ter relação com tipo sanguíneo; saiba qual o risco para o seu - PronaTEC
Read More
No comments:
Post a Comment